domingo, 17 de fevereiro de 2008

Arquipélago dos Açores



SÃO MIGUEL

O seu povoamento inicia-se em 1444, depois de o Infante Dom Henrique ter mandado lançar gado em sete das ilhas do arquipélago. A sua capitania foi entregue a Gonçalo Velho, cavaleiro e frade da Ordem de Cristo. Os primeiros habitantes provieram das províncias da Estremadura, Alto Alentejo e Algarve, vindo juntar-se, mais tarde, madeirenses, judeus e mouros e, possivelmente franceses (tradição presente no nome da freguesia da Bretanha).
A fertilidade do solo, a posição geográfica entre a Europa, a África e a América contribuíram para a rápida expansão económica, centrada no cultivo do trigo, da cana-de-açucar, das plantas tintureiras, pastel e urzela, no vinho e nos lacticínios.


SANTA MARIA

Desconhece-se a data do seu descobrimento. De certo sabe-se que caravelas portuguesas fizeram o reconhecimento do seu litoral em 1427 e que Gonçalo Velho Cabral, navegador ao serviço do infante D. Henrique, lançou gado em Santa Maria e foi, mais tarde, o seu capitão-do-donatário. Primeira ilha dos Açores a ser povoada em 1439.


TERCEIRA

Designada por ilha de Jesus Cristo no período do seu reconhecimento pelos navegadores portugueses, o povoamento inicia-se, cerca de 1450, com a concessão da sua capitania ao flamengo Jácome de Bruges pelo Infante D. Henrique. Com uma economia inicialmente voltada para a produção agrícola, sobretudo de cereais, e a exportação de pastel, planta tintureira, a Terceira começa a desempenhar importante papel na navegação dos séculos XV e XVI, como porto de escala para as naus que traziam as riquezas das Américas, que se juntam os galeões da Índia. Nesse período, a ilha Terceira é um entreposto do ouro, prata, diamantes e especiarias vindas de outros continentes, o que atrai a cobiça de corsários franceses, ingleses e flamengos e faz com que as suas costas sejam alvo de ataques constantes durante vários séculos.


GRACIOSA

É incerta a data do seu descobrimento, embora seja provável que tenha ocorrido por iniciativa de mareantes vindos da vizinha ilha Terceira. De seguro sabe-se que recebeu gado por ordem do infante Dom Henrique e que, em meados do século XV, já tinha povoadores. Segundo alguns historiadores, a sua população aumentou devido à vinda colonos das Beiras e do Minho e também da Flandres.


SÃO JORGE

O descobrimento e povoamento da ilha estão envoltos em mistério. A primeira referência a São Jorge data de 1439.
Rápido deve de ter sido o seu povoamento com gentes vindas do Norte do Continente, bem como a sua prosperidade económica.

PICO

Após o lançamento de gado na primeira metade do século XV, o seu povoamento iniciou-se cerca de 1460 com naturais do Norte de Portugal, após escala na Terceira e Graciosa. Inicialmente voltada para a cultura do trigo e um pouco para a exploração do astel, planta tintureira exportada para a Flandes, por influência da vizinha ilha do Faial, em breve a população dedica-se também à cultura da vinha e à pesca.

FAIAL

Nalgumas cartas chegou a ser designada por “Insula de Ventura”. A sua descoberta terá sido na primeira metade do século XV. Em 1460 iniciou--se o seu povoamento, na zona dos Cedros por gente vinda do norte de Portugal, mais tarde vieram também flamengos que se instalaram no local hoje conhecido por vale dos flamengos.


CORVO E FLORES

É ponto controverso a data do descobrimento das ilhas das Flores e do Corvo sabendo-se ter sido posterior às das restantes ilhas dos Açores. Afirma-se, porém, que em 1452 eram reconhecidas por Diogo de Teive e seu filho.

A ilha das Flores, inicialmente denominada de São Tomás ou de Santa Iria, em breve vê o seu nome mudado para Flores, devido à abundância de flores amarelas (cubres) que revestiam toda a ilha, cujas sementes foram possivelmente trazidas da península da Florida, América do Norte, na plumagem de aves migratórias.
Agricultores de várias regiões do Continente começam a arrotear os seus campos produzindo trigo, cevada, milho, legumes, urzela e pastel.



Pesquisa realizada por: Luís Carlos, Daniel e Leandro EB2,3 Canto da Maia - 2006/2007

Sem comentários: