segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Carta histórica

Querida professora

Neste momento, sou um grumete do capitão Bartolomeu Dias e estamos de regresso a Portugal.
Vimos do Cabo das Tormentas, lugar onde as pessoas diziam que existiam monstros marinhos que engoliam os barcos e os afundam.
Mas a nau onde eu estou com o Capitão Bartolomeu Dias conseguiu passar pelo Cabo das Tormentas. Afinal, não existem monstros marinhos, mas sim tempestades, ventos e correntes marítimas muito fortes que afundam os barcos. Nesta viagem, também descobrimos que o Oceano Atlântico não estava separado do oceano Índico pelo continente africano.
Agora, temos esperança de conseguir chegar à Índia, por isso, o Cabo das Tormentas é agora chamado Cabo da Boa Esperança.
Este século XV tem sido um século muito bom para os portugueses, descobrimos os arquipélagos dos Açores e da Madeira e agora conseguimos dobrar o Cabo das Tormentas.
Nesta viagem eu aprendi a trabalhar com o astrolábio e o quadrante, e agora sei orientar-me pela bússola.
Ainda não sei usar o leme mas o capitão prometeu-me que na próxima viagem irei aprender.
Estou ansioso por chegar a Portugal e contar-lhe as minhas aventuras no mar.
Até lá… um grande abraço do seu aluno.

Rafael F.

Sem comentários: